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Os formulários são elementos importantes para uma estratégia de geração de leads. Presentes nas landing pages, seu objetivo é colher informações sobre os visitantes de sua página. Por isso, um formulário mal construído pode prejudicar o sucesso de toda a sua campanha.

Para ajudar você a criar formulários eficientes, compartilhamos aqui 5 dicas para aumentar a sua geração de leads. Confira!

1. Evite formulários longos demais

O tamanho de um formulário é um dos elementos que mais influenciam em uma estratégia de geração de leads.

Isso porque formulários longos demais podem desencorajar os visitantes de sua página a finalizar o preenchimento, fazendo com que eles abandonem o site sem finalizar a sua conversão, mesmo que você esteja oferecendo um material totalmente gratuito e relevante.

Por isso, o ideal é que você solicite apenas as informações essenciais para sua empresa — como o nome e e-mail —, deixando para colher informações complementares em outras etapas de sua estratégia de geração de leads.

2. Deixe o formulário visível

Outro fato que pode fazer toda a diferença em sua estratégia de geração de leads é a inclusão do formulário em um local bem visível para seus clientes, sem que ele tenha de usar a barra de rolagem para acessá-lo.

Ao fazer isso, você garante que o prospect saiba exatamente que direção tomar após entrar em sua landing page, impedindo que ele tenha dúvidas sobre o próximo passo a seguir.

Não se esqueça também de que o seu formulário precisa ser responsivo, adaptando-se bem a qualquer formato e tela e permitindo que até mesmo os usuários de aparelhos celulares sejam capazes de preenchê-lo.

3. Não solicite informações confidenciais e similares

Um formulário eficiente — com uma boa taxa de conversão — é aquele em que o visitante conseguirá preencher sem ter dúvidas ou receio de compartilhar algumas informações. Ou seja: ele não pode se sentir constrangido em nenhum momento.

Por isso, evite ao máximo a solicitação de dados pessoais como o CPF, identidade ou mesmo o quanto o visitante recebe por mês. As pessoas geralmente não gostam de compartilhar essas informações, e solicitá-las pode comprometer sua estratégia de geração de leads.

Ao criar um formulário, tente se colocar no lugar do cliente e pergunte-se se você estaria disposto a oferecer essa informação em troca daquele material. Se a resposta for negativa, talvez seja um sinal de que o dado deva ser recolhido em outro momento, enquanto o cliente avança pelo fluxo de nutrição de leads.

4. Crie um CTA atraente para geração de leads

Um bom formulário para geração de leads está sempre acompanhado de um call to action (CTA), um link ou botão inserido na landing page com o objetivo de levar o cliente a finalizar a ação esperada por sua empresa.

Assim, é muito importante que você se preocupe com a elaboração do CTA, garantindo que ele seja capaz de incentivar o seu visitante a finalizar o preenchimento do formulário e finalizar a sua conversão.

Uma boa prática é criar um call to action com cores chamativas, que se destaquem entre todos os elementos da página. Além disso, o ideal é que o CTA seja inserido bem próximo ao formulário de contato, uma vez que esses dois elementos se complementam.

Lembre-se: um CTA mal construído pode prejudicar toda a sua estratégia de geração de leads, mesmo que o seu formulário esteja impecável.

Agora que você já sabe como criar um formulário eficiente, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Descubra agora como criar uma landing page de sucesso para ajudar a sua empresa a gerar mais leads!

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