27/05/2016 5 dicas fundamentais de otimização para um site imobiliário de sucesso

5 dicas fundamentais de otimização para um site imobiliário de sucesso

Você já sabe o que é otimização de sites? Já ouviu falar em SEO?

Para melhorar o posicionamento do seu site imobiliário ou de qualquer tipo de site nos buscadores, como o Google, Bing e Yahoo, deve-se utilizar algumas técnicas de otimização de conteúdo.

A otimização de sites ou SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Buscadores, na prática, significa uma série de ações que em conjunto com o conteúdo do seu site melhoram o posicionamento nos resultados de pesquisa para seu público alvo através das palavras-chave (Keywords) de forma gratuita.

Preparamos 5 dicas fundamentais de otimização que irão ajudá-lo a melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores:

1.  “Uma imagem vale mais do que mil palavras”

A imagem é um recurso fundamental na construção de qualquer site. Uma página onde o visual se destaca, gera mais estímulo do que o próprio texto. Imagens de boa qualidade fazem seu site se destacar entre os concorrentes e prender a atenção do usuário por mais tempo. Portanto, insira várias fotos do seu imóvel ou produto, se tiver plantas, insira também. Porém, tome cuidado com o tamanho de cada imagem para não ficar muito lento na hora de carregar.

O tamanho e o peso variam de acordo com o site, o layout e a tecnologia utilizada, mas em geral imagens com dimensão 800×600 e até 200kB podem ser consideradas “leves”.

2. Conteúdo rico

Imagens não são tudo, se não oferecemos informações relevantes sobre estas imagens.

No caso dos sites imobiliários, é fundamental falar sobre o tipo de acabamento do piso, detalhes dos banheiros, se possui aquecimento ou espera para calefação, entre outras informações.

Não colocar a localização? Jamais faça isso, quanto mais informações melhor para seu visitante. E se esta informação não estiver no seu site, ele vai buscar em outro, tenha certeza disso. E é nesse momento que seu potencial cliente pode entrar em contato com a outra imobiliária e não com a sua.

3. Compartilhe em suas mídias sociais, mas faça direito!

Você tem um site, e no site tem todas as informações sobre o imóvel, ou pelo menos deveria ter. Você quer compartilhar este imóvel no Facebook da imobiliária, perfeito! Então que tal postar 20 fotos deste imóvel e colocar toda a descrição, mais bem escrito do que está no próprio site, e ainda não colocar o link para o imóvel no seu site? Tudo errado!

Cole o link do seu imóvel no site na área de publicação, e o Facebook vai automaticamente vincular seu site nesta postagem. Você pode e deve escrever algo para chamar o público, mas o objetivo deve ser enviar seu fãs para o seu site.

compartilhamentoFace

4. URLs amigáveis

Um quesito importante para que seu site seja encontrado pelo Google e outros buscadores são as URLs amigáveis, ou seja, os links para os imóveis dentro do seu site devem seguir um padrão “amigável” para melhorar sua indexação.

Por exemplo: http://www.monthnobre.com.br/condominios/gramado/residencial-toscano

Neste link temos algumas palavras-chave embutidas: condominios, gramado, residencial toscano. Estas palavras estão no conteúdo da página e possuem relação com o destino.

Diferente de: http://www.imobiliariaxyz.com.br/imovel-detalhes.aspx?ref=AP12082 Esta URL não é amigável e não possui nenhuma informação relacionada ao imóvel, com exceção do seu código.

5. Layout responsivo? O que é isso?

Layouts responsivos são layouts que se ajustam em qualquer dispositivo de visualização, como celulares, smartphones e tablets. Além de oferecer uma experiência de navegação mais agradável para seu visitante, se seu site não é responsivo, seu posicionamento no Google fica prejudicado, já que o mesmo prioriza este tipo de recurso em seus resultados.

Em uma pesquisa feita pela CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) revelou que cerca de 81,5 milhões de brasileiros utiliza os celulares para acessar a internet. Sendo assim, se seu site não é responsivo, você estará perdendo pelo menos 47% de potenciais visitantes, há quem diga que este número hoje já chega perto de 80% do total.

Resumo da ópera

Estas são apenas algumas dicas que separamos para você levar em consideração durante a implantação de um novo site ou até mesmo rever a estrutura do seu site atual. Se você tem alguma dúvida, escreva para nós nos comentários abaixo ou entre em contato.

Quer um site imobiliário? Quer melhorar seu posicionamento no Google? Fale conosco!