24/02/2017 Afinal, marketing digital imobiliário é gasto ou investimento?

Afinal, marketing digital imobiliário é gasto ou investimento?

Investir em marketing digital imobiliário é algo cada vez mais importante para o sucesso de uma corretora imobiliária — e isso não é por acaso. Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente, sendo o celular o aparelho mais usado para se manterem conectados.

Mesmo com números tão impressionantes, porém, muitos corretores ainda têm dúvidas sobre a importância do marketing digital imobiliário, enxergando-o como um gasto que poderia ser evitado. Você também tem essa dúvida? Então este artigo foi feito para você!

A seguir, você vai entender como funciona o marketing digital imobiliário para tirar suas próprias dúvidas sobre a importância dessa estratégia. Vamos começar?

Aumenta o alcance de sua imobiliária

Diferentemente das ações de marketing tradicionais — como os anúncios de rádio, televisão, panfletagem e até mesmo os outdoors —, o alcance de uma estratégia de marketing digital imobiliário não é limitado a uma região específica.

Isso quer dizer que, com um simples anúncio no Google AdWords ou mesmo no Facebook Ads, a sua imobiliária pode alcançar clientes de qualquer parte do mundo, sem ter que pagar um valor exorbitante para isso.

Essa estratégia garante que a sua mensagem alcance um maior número de pessoas que investem em imóveis, o que pode influenciar o aumento das vendas de sua imobiliária.

Permite uma maior interação com o seu público

Outra característica marcante do marketing digital imobiliário é que esse investimento permite uma interação muito maior com os clientes de sua imobiliária. Através de um perfil no Facebook, por exemplo, você será capaz de responder a todas as dúvidas de seus clientes de forma rápida e fácil, sem a necessidade de usar o telefone.

Além disso, suas respostas poderão ser visualizadas por outros clientes, ajudando a diminuir o número de atendimentos para responder perguntas que são comuns a todos os clientes. Assim, você demonstra que sua imobiliária se preocupa em atender bem seus contatos, ajudando a fortalecer a sua imagem no meio digital.

Ajuda no processo de qualificação de contatos

No dia a dia de uma imobiliária, várias pessoas entram em contato para tirar dúvidas sobre os imóveis que estão à disposição. E uma tarefa que toma muito tempo dos corretores é identificar entre essas pessoas quem realmente está preparado para investir em um imóvel e que, por isso, merece receber maior atenção.

O marketing digital é uma ótima estratégia para ajudar você nesse trabalho, sendo muito eficiente para segmentar toda a sua base de contatos e identificar quais deles estão realmente qualificados (leads) para fechar o negócio.

E isso não quer dizer que você vai abandonar os clientes que ainda não podem investir em um imóvel. Em uma estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, você criará um fluxo de nutrição, fornecendo aos potenciais clientes as informações necessárias para que eles desenvolvam o interesse em adquirir um imóvel, procurando por sua imobiliária no final do processo.

Essa comunicação direcionada ajudará a aumentar a eficiência de seu time comercial, influenciando diretamente nos lucros de seu negócio.

Marketing Digital para o seu Negócio

Facilita que seus clientes lhe encontrem ao procurarem por imóveis

Você já usou o Google para procurar por imóveis na região onde sua imobiliária atua? É muito provável que você já tenha feito isso, e esta é uma prática cada vez mais comum entre os seus clientes.

Investindo no marketing digital imobiliário, você poderá garantir que sua imobiliária apareça nos resultados de busca sempre que um de seus contatos procurar por um imóvel em sua cidade.

Assim, você será encontrado no momento certo, quando seu cliente estiver procurando informações sobre imóveis que você oferece, fazendo toda a diferença para o fechamento de um negócio.

Além de ajudar a aumentar suas vendas, estar presente nos resultados de busca pode ajudar a melhorar a imagem de sua imobiliária, destacando-se no mercado, conquistando uma posição de referência.

Controla os resultados das estratégias por meio de indicadores de desempenho

Com o marketing digital a sua imobiliária passará a ter um maior controle dos resultados, identificando corretamente como os seus recursos estão sendo empregados e quais são os retornos gerados. Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental planejar e executar estratégias mais eficientes e evitar perda de tempo com ações que tenham pouco ou nenhum efeito.

Então, para ter um melhor esclarecimento, é interessante criar KPIs — Key Performance Indicators. Eles são as principais métricas do seu negócio, aquelas que têm interferência direta ou indiretamente nos objetivos traçados.

Por exemplo, se você deseja aumentar as vendas de sua imobiliária, um bom caminho seria atrair mais visitantes ao seu site, concorda? A partir disto, é possível analisar a quantidade de visitas recebidas em determinados períodos de tempo e também a taxa de conversão para saber se as ações estão lhe aproximando ou não do objetivo.

Outro indicador importante é o custo de aquisição de um cliente, conhecido como CAC. Afinal, sua empresa precisa investir em diferentes ações para atrair público novo. Este indicador pode ajudar a responder algumas perguntas sobre as ações praticadas, como:

  • Qual ou quais dessas ações estão realmente surtindo efeito?
  • Será que há um gasto muito alto em uma estratégia sem retorno enquanto ações mais eficientes recebem menos atenção?

Possui custos de aquisição de clientes mais baixos

No tópico anterior foi mostrado o CAC e a sua importância na identificação das melhores práticas. Neste sentido, o marketing digital imobiliário se torna ainda mais interessante do que aquele marketing antigo, offline, porque os custos envolvidos são consideravelmente inferiores.

Ao criar um blog, por exemplo, e divulgar conteúdo relevante ao seu público-alvo, a imobiliária atrai novos consumidores, melhora o posicionamento das suas páginas nos mecanismos busca e ganha autoridade no mercado, tudo isso sem ter que investir um valor financeiro considerável.

As redes sociais são ótimas ferramentas também. Criar uma página no Facebook e divulgar os conteúdos produzidos atrai muitos clientes e, dessa forma, você pode buscar os dados de contato e colocá-los no seu fluxo de nutrição.

Torna a sua imobiliária uma referência no mercado

Quais são as empresas referências no seu mercado? Pense nelas, abra uma página no Google e digite um termo relacionado ao negócio, como “imóveis” ou “mercado imobiliário”. É bastante provável que elas apareçam entre as primeiras opções da busca.

Isso ocorre porque elas desenvolvem o marketing digital imobiliário e, com isso, estão sempre em evidência. Você também tem capacidade para isso e não pode mais perder tempo.

Guia das Ferramentas Digitais para Imobiliárias

Permite um acompanhamento dos concorrentes

Quando você começar a trabalhar o seu marketing digital imobiliário, estará sempre de olho nas ações de seus concorrentes. Isso ajuda bastante a acompanhar as tendências e identificar as oportunidades de mercado.

Não estamos falando de copiar exatamente o que as outras empresas estão fazendo, mas de identificar aquilo que pode ser benéfico para o seu caso e ficar sempre por dentro das novidades.

Como você viu nesse artigo, desenvolver o marketing digital imobiliário não é um gasto, mas um ótimo investimento. Infelizmente, algumas empresas não enxergam dessa forma e eliminam justamente o que pode trazer grandes resultados para os negócios. Por isso, fique atento a essa estratégia para não limitar as oportunidades da sua imobiliária.

Agora que você já conhece a importância e os benefícios do marketing digital imobiliário, que tal atingir resultados ainda melhores no seu negócio? Entre em contato conosco e entenda como nossas soluções podem ajudá-lo nessa etapa!