01/02/2017 automacao-de-marketing-por-que-sua-empresa-deveria-investir-nisso.jpeg

Encontrar diferenciais de mercado em um meio já sobrecarregado pelos concorrentes nem sempre é a tarefa mais fácil. Algumas soluções, entretanto, têm apresentado um alto grau de retorno e ainda são incipientes no mercado brasileiro, como a automação de marketing.

A estratégia tem ganhado visibilidade nos mercados nos quais o marketing digital já está mais consolidado, no entanto, ainda tem um alto potencial para ser explorada por quem deseja uma presença online rica e eficaz.

O que é automação de marketing?

Inicialmente, é necessário entender no que consiste a automação de marketing. Muitos profissionais veem ações isoladas de automação como suficientes e acabam não identificando todo o potencial que a estratégia oferece.

Para as empresas que são referência no mercado, a automação de marketing, além de consistir em processos automáticos – como seguir de volta numa rede social –, também representa o entender as necessidades do lead e o momento da jornada do comprador para entregar as informações mais relevantes naquela fase, agindo de forma personalizada e escalável.

Diversos processos formam a automação e é importante que eles sejam desenvolvidos em conjunto para que seja possível obter os resultados completos da solução.

Guia das Ferramentas Digitais para Imobiliárias

Por que investir em automação de marketing na sua empresa?

Ao compreender que a automação de marketing é uma opção relativamente nova no mercado, muitos empresários se questionam: se quase ninguém está fazendo, por que eu tenho que fazer?

O investimento na estratégia consiste em um diferencial, principalmente para empresas que recebem muitos leads e não sabem como proceder.

Investir em algo com retorno garantido e que os concorrentes ainda não descobriram é uma chance única de sair na dianteira e manter-se à frente. Veja cinco razões para investir na estratégia:

1. Mais eficiência no funil

O funil de vendas é um elemento fundamental a ser considerado na estratégia. O aumento na eficiência do funil consiste em melhorar a capacidade de identificar os saltos na jornada de compra, permitindo que o lead receba os conteúdos mais adequados de acordo com o comportamento apresentado.

Há ainda uma redução na equipe, pois os profissionais devem dispor do tempo para melhorar os caminhos que levam o lead à compra, sem necessariamente ter que acompanhar cada passo, mantendo o foco em momentos de decisão.

2. Diminuição do custo de aquisição por clientes

Com um funil mais eficiente e menos esforços das equipes para manter o lead ativo na jornada de compra, o custo de aquisição por clientes também diminui, pois todo o processo de conversão, qualificação dos leads e envio do lead para a equipe de vendas será mais dinâmico.

O custo também é reduzido, pois os leads chegam mais qualificados ao time de vendas, aumentando a eficiência nessa etapa. Isso é possível devido ao aumento da personalização do processo.

3. Leads mais qualificados

Como cada ação do lead é acompanhada por um sistema automatizado, o tempo de resposta é menor, sem perder a qualidade da estratégia desenvolvida, pois esse passará a ser o foco da equipe de marketing.

Essas variáveis permitem gerar leads mais qualificados e transferi-los para a equipe comercial apenas após ações concretas do lead indicando que ele chegou ao fundo do funil.

4. Aumento da taxa de conversão

É recorrente afirmar que a automação de marketing surgiu devido à necessidade de gerenciar um alto número de leads — ou seja, com uma taxa de conversão já elevada. Entretanto a estratégia permite criar e otimizar as ações de marketing de forma a manter esse fluxo de conversão sempre ativo e crescente.

Com mais qualidade no desenvolvimento do funil de vendas, mais capacidade a empresa tem de aumentar o topo do funil, melhorando também o desempenho das outras etapas.

5. Melhora da retenção de clientes

Com melhor tempo de resposta das equipes de marketing e vendas, conteúdos mais personalizados e no momento adequado, interação pró-ativa da empresa, abordagem comercial direcionada de acordo com o comportamento de compra apresentado, entre outros benefícios, a retenção dos clientes aumenta.

Isso representa maior capacidade de fidelizar e reter clientes para compras futuras, atendendo às expectativas do cliente e superando-as.

E você, está pensando em iniciar estratégia de marketing digital e automação de marketing? Então descubra agora a importância do marketing digital para o seu negócio!

Veja também:

Comente este artigo:

comentários