01/02/2017 Automação de marketing: por que sua empresa deveria investir nisso?

Automação de marketing: por que sua empresa deveria investir nisso?

Encontrar diferenciais de mercado em um meio já sobrecarregado pelos concorrentes nem sempre é a tarefa mais fácil. Algumas soluções, entretanto, têm apresentado um alto grau de retorno e ainda são incipientes no mercado brasileiro, como a automação de marketing.

A estratégia tem ganhado visibilidade nos mercados nos quais o marketing digital já está mais consolidado, no entanto, ainda tem um alto potencial para ser explorada por quem deseja uma presença online rica e eficaz.

O que é automação de marketing?

Inicialmente, é necessário entender no que consiste a automação de marketing. Muitos profissionais veem ações isoladas de automação como suficientes e acabam não identificando todo o potencial que a estratégia oferece.

Para as empresas que são referência no mercado, a automação de marketing, além de consistir em processos automáticos – como seguir de volta numa rede social –, também representa o entender as necessidades do lead e o momento da jornada do comprador para entregar as informações mais relevantes naquela fase, agindo de forma personalizada e escalável.

Diversos processos formam a automação e é importante que eles sejam desenvolvidos em conjunto para que seja possível obter os resultados completos da solução.

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Por que investir em automação de marketing na sua empresa?

Ao compreender que a automação de marketing é uma opção relativamente nova no mercado, muitos empresários se questionam: se quase ninguém está fazendo, por que eu tenho que fazer?

O investimento na estratégia consiste em um diferencial, principalmente para empresas que recebem muitos leads e não sabem como proceder.

Investir em algo com retorno garantido e que os concorrentes ainda não descobriram é uma chance única de sair na dianteira e manter-se à frente. Veja cinco razões para investir na estratégia:

1. Mais eficiência no funil

O funil de vendas é um elemento fundamental a ser considerado na estratégia. O aumento na eficiência do funil consiste em melhorar a capacidade de identificar os saltos na jornada de compra, permitindo que o lead receba os conteúdos mais adequados de acordo com o comportamento apresentado.

Há ainda uma redução na equipe, pois os profissionais devem dispor do tempo para melhorar os caminhos que levam o lead à compra, sem necessariamente ter que acompanhar cada passo, mantendo o foco em momentos de decisão.

2. Diminuição do custo de aquisição por clientes

Com um funil mais eficiente e menos esforços das equipes para manter o lead ativo na jornada de compra, o custo de aquisição por clientes também diminui, pois todo o processo de conversão, qualificação dos leads e envio do lead para a equipe de vendas será mais dinâmico.

O custo também é reduzido, pois os leads chegam mais qualificados ao time de vendas, aumentando a eficiência nessa etapa. Isso é possível devido ao aumento da personalização do processo.

3. Leads mais qualificados

Como cada ação do lead é acompanhada por um sistema automatizado, o tempo de resposta é menor, sem perder a qualidade da estratégia desenvolvida, pois esse passará a ser o foco da equipe de marketing.

Essas variáveis permitem gerar leads mais qualificados e transferi-los para a equipe comercial apenas após ações concretas do lead indicando que ele chegou ao fundo do funil.

4. Aumento da taxa de conversão

É recorrente afirmar que a automação de marketing surgiu devido à necessidade de gerenciar um alto número de leads — ou seja, com uma taxa de conversão já elevada. Entretanto a estratégia permite criar e otimizar as ações de marketing de forma a manter esse fluxo de conversão sempre ativo e crescente.

Com mais qualidade no desenvolvimento do funil de vendas, mais capacidade a empresa tem de aumentar o topo do funil, melhorando também o desempenho das outras etapas.

5. Melhora da retenção de clientes

Com melhor tempo de resposta das equipes de marketing e vendas, conteúdos mais personalizados e no momento adequado, interação pró-ativa da empresa, abordagem comercial direcionada de acordo com o comportamento de compra apresentado, entre outros benefícios, a retenção dos clientes aumenta.

Isso representa maior capacidade de fidelizar e reter clientes para compras futuras, atendendo às expectativas do cliente e superando-as.

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