17/04/2017 Buyer persona: o que é e qual a importância para sua imobiliária?

Buyer persona: o que é e qual a importância para sua imobiliária?

Ao iniciar uma estratégia de marketing digital, muitas empresas buscam formas de consolidar a presença online e alcançar melhores diferenciais competitivos. Para tal, identificar a buyer persona do negócio é um primeiro passo essencial.

No mercado imobiliário, a criação de buyer personas para direcionar a solução é fundamental para saber quem atingir e como. Saiba mais como executar uma ação baseada em personas a seguir!

O que é buyer persona?

Inicialmente, é necessário saber o que é buyer persona: o conceito está relacionado à definição do cliente ideal do negócio por meio da criação de um personagem semi-fictício, embasado nas características reais almejadas pela empresa.

Enquanto o público-alvo corresponde à parcela da sociedade que a marca atende, a persona representa um conjunto de características bem definidas — como dados demográficos, problemas, necessidades, anseios, expectativas, etc.

Com essa definição detalhada, toda a estratégia de marketing da imobiliária deve ser voltada para atender a essas demandas. Por exemplo, a persona quer comprar um apartamento ou casa? Em qual localidade? Mora sozinha ou tem filhos?

Essas questões lhe ajudarão a criar conteúdos mais personalizados e oferecer ofertas mais condizentes com a realidade da persona, aumentando as chances de sucesso da abordagem!

Quais os benefícios da prática?

Para beneficiar-se da prática, é necessário ter consciência de quais resultados podem ser esperados, alinhando expectativa e realidade. Dessa forma, destacamos três aspectos que são beneficiados com a criação de uma buyer persona:

Geração de leads

Só é possível gerar leads se a imobiliária sabe onde encontrar potenciais clientes com interesse na solução que ela tem a oferecer. Ao definir a buyer persona para a qual a estratégia será direcionada, é possível conhecer qual o comportamento de busca do consumidor.

Por exemplo: a persona pesquisa informações no Google ou em redes sociais? Ela visita sites especializados no tema ou sites de notícias?

Taxa de conversão

A melhora da taxa de conversão é possível ao entregar conteúdos mais ricos e relevantes para a persona, fazendo com que ela avance na jornada de compra.

Se foi definido que a buyer persona está interessada em comprar um apartamento no centro da cidade, por exemplo, uma oferta que aborde os pontos culturais e de lazer do centro é mais relevante para ela do que um material falando de aluguel de temporada na praia.

Assim, ao aumentar a relevância do contato por meio do conhecimento das necessidades da persona, as chances de conversão também crescem.

Ações de marketing

Outro aspecto fundamental da criação da buyer persona é direcionar as ações de marketing realizadas.

Conhecendo em detalhes as características da persona, é possível definir em quais plataformas a imobiliária terá uma atuação mais forte — como mídias saciais, site, e-mail, anúncios e outros.

Também facilitará a escolha de quais temas serão abordados nos conteúdos criados, qual a frequência de publicação, qual será a linguagem adotada, etc.

Como construir a persona ideal?

Para ter sucesso na execução de uma estratégia de marketing digital baseada em personas, é necessário saber como construir uma persona ideal:

Faça uma pesquisa de mercado

Inicialmente, indica-se uma pesquisa que envolva o mercado imobiliário. Um benchmarking pode ser uma alternativa, assim como identificar qual o público das principais concorrentes.

Cruze com informações sobre os clientes

As informações coletadas devem ser cruzadas com as informações internas. Qual perfil de cliente a imobiliária mais atende? Qual o perfil que gera um maior ticket médio? Qual deles é mais relevante para o negócio?

Solicite uma proposta de marketing digital para sua empresa

Identifique padrões

Os padrões correspondem às informações recorrentes — tanto no mercado externo quanto entre os atuais clientes do negócio. Por exemplo: a predominância é de homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Quais os receios demonstrados durante o processo de compra? Qual tipo de imóvel é mais buscado?

Criando uma buyer persona condizente com a realidade do negócio — e executando as ações conforme os dados levantados —, a imobiliária torna-se mais relevante para o consumidor, impacta um público qualificado desde o primeiro contato e otimiza o fluxo de nutrição!

Pensando em iniciar uma estratégia de marketing digital baseada em buyer persona na sua imobiliária? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!