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Sabemos que um dos grandes diferenciais do marketing digital é a possibilidade de mensurar e avaliar os resultados de cada estratégia adotada.

Conhecer o desempenho das soluções criadas é um excelente trunfo para garantir que o processo esteja constantemente atualizado e otimizado, em busca de resultados cada vez mais efetivos e palpáveis.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre uma das métricas de avaliação de desempenho — o Lifetime Value — e compreender de que maneira esse indicador pode auxiliar na otimização de seu plano de ação online.

O que é Lifetime Value?

Antes de mais nada, vamos conceituar!

Lifetime Value, ou Valor do Tempo de Vida do Cliente, é, como o nome já diz, uma forma de calcular quanto custa, para a empresa, o período em que aquela pessoa permanece como cliente.

Com a obtenção e análise do resultado do LTV, é possível avaliar se os gastos com a manutenção de um cliente estão proporcionais ao lucro gerado por ele e até mesmo estabelecer maneiras de potencializar esta relação.

Como é feito o cálculo do LTV?

O cálculo do Lifetime Value é feito com base numa outra métrica muito importante: o ticket médio. Que tal um pequeno parêntese para entender em que é baseada essa métrica?

Para saber o valor do ticket médio de sua empresa, é necessário dividir o valor da receita gerado de todos os serviços fechados pelo número de clientes envolvidos nas transações.

Esse resultado indica se há rentabilidade no volume de vendas de seu negócio ou se é necessário rever estratégias (oferecer novos produtos, adotar outras formas de convencimento, priorizar algum tipo de oferta em detrimento de outra, etc.).

Parêntese feito, voltemos ao Lifetime Value.

Para calcular o LTV, é necessário multiplicar o ticket médio pelo tempo de retenção dos clientes (no mercado imobiliário, por exemplo, esse dado é obtido com base na média de tempo em que os clientes permanecem com contratos de imóveis fechados na empresa).

Quer saber o que o resultado desse cálculo mostra? Então acompanhe o próximo tópico do artigo.

Qual a importância do Lifetime Value para seu negócio imobiliário?

No segmento imobiliário, conhecer exatamente os gostos do cliente (no que ele investe mais), ou quem são os clientes mais rentáveis (que buscam imóveis de qualidade superior, em locais privilegiados ou com diferenciais estruturais) pode ser um fator decisivo para balizar as diretrizes de uma campanha.

O resultado do LTV é capaz de revelar informações importantes sobre as variáveis acima. Se associado ao CAC (Custo de Aquisição por Cliente), outro indicador de desempenho, o número fica ainda mais completo, e pode ditar o andamento de toda uma estratégia online.

Um bom número em Lifetime Value indica que os gastos em ações de atração e conquista de clientes valeram a pena, uma vez que os novos compradores estão deixando com a empresa uma quantidade superior à que foi injetada na aquisição dos mesmos.

Caso o resultado do LTV seja negativo, é necessário rever as medidas adotadas para manutenção e retenção dos compradores, e até mesmo ponderar se os esforços de marketing estão voltados ao público correto.

Agora que você já sabe como o Lifetime Value pode ser uma importante ferramenta para otimizar sua estratégia de marketing digital, que tal conhecer algumas outras maneiras de potencializar seus resultados? Entre em contato com a gente e saiba mais!

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