29/03/2018 Como atrair clientes para sua loja física com o marketing digital?

Como atrair clientes para sua loja física com o marketing digital?

Pode parecer improvável, mas, nos dias de hoje, uma das melhores formas de se atrair clientes para uma loja física é por meio do marketing digital.

De acordo com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em pesquisa divulgada pelo portal Meu Bolso Feliz, 90% dos consumidores faz pesquisa virtual antes de comprar em lojas físicas.

Esse dado reforça que mostrar-se no meio online não é uma estratégia exclusiva de quem vende pela internet, e que ferramentas de marketing digital podem alavancar as vendas de qualquer segmento.

Neste artigo você conhecerá algumas técnicas de promoção online e descobrirá como é possível converter vendas também no estabelecimento físico.

Por que divulgar uma loja física no ambiente online?

O perfil do consumidor atual vem se modificando cada vez mais, uma vez que, atualmente, uma das principais preocupações de quem está em busca de um produto ou serviço é conhecer o posicionamento da marca antes mesmo de efetuar a compra.

Na hora de procurar saber quais os valores, as causas e a reputação de uma empresa, o cliente recorre, primeiramente, à internet. Somente após se inteirar sobre a organização é que ele dá mais um passo em sua jornada.

É aí que entram as ferramentas de marketing digital para atração de vendas. Estar bem posicionado na rede, exibir-se com conhecimento de causa, apresentar o potencial consumidor ao que é pertinente e oferecer uma boa experiência de usuário são fatores decisivos na compra, ainda que ela vá ser feita, efetivamente, de forma física.

Quais são as principais ferramentas de marketing digital para divulgar seu negócio?

Separamos abaixo algumas das ferramentas úteis na construção de uma estratégia eficaz e capaz de levar o internauta até sua loja física.

Facebook Ads

Já pensou em atrair para a sua loja clientes que ainda nem sabem que desejam consumir seu produto? Com o Facebook Ads, isso é possível.

A ferramenta permite veicular anúncios segmentados de acordo com o desejo da empresa, como localização, hábitos, profissão, faixa etária etc. Você pode divulgar seu negócio com diversos objetivos, desde o reforço e fortalecimento da marca até o redirecionamento à compra propriamente dita.

Google AdWords

Por outro lado, o Google AdWords permite que você se destaque nos resultados de busca de quem já sabe muito bem o que quer.

Com essa ferramenta de marketing digital, a segmentação também garante uma efetividade ainda maior de acordo com o objetivo de sua empresa: palavras-chave buscadas, local, idioma, público-alvo e até vinculação a páginas de mesma temática, na categoria chamada “segmentação por contexto”.

Marketing de Relacionamento

De nada adianta posicionar-se muito bem na rede se sua marca não souber também se relacionar com o potencial cliente, concorda?

Com o marketing de relacionamento, diversas ferramentas são utilizadas em sinergia para proporcionar ao público-alvo a sensação de proximidade com a marca, como WhatsApp, mensagens diretas no Facebook ou outras redes sociais, canal de ouvidoria ou chat disponível no site, etc.

Mais do que ser apenas um bom fornecedor, firmar-se como uma referência de confiança é um dos diferenciais das empresas que praticam o relacionamento como uma ferramenta de marketing.

Inbound Marketing

Talvez a estratégia de marketing que melhor combine a maioria das ferramentas descritas acima, o inbound marketing tem como objetivo fisgar, nutrir e convencer o possível consumidor a efetuar a compra.

Para que a estratégia inbound seja eficaz, é preciso oferecer alguns serviços intermediários que precisam ser feitos de forma online, como e-mail marketing, guias de conteúdo, manuais, ebooks, vídeos etc. É perfeitamente possível que a fase final do funil de vendas seja colocar o lead em contato com um vendedor que o levará à loja física para finalizar a sua jornada de compra.

Independentemente da ferramenta que utilizar, uma coisa é certa: é preciso planejamento. Por isso, você precisa definir objetivos e metas para saber se suas ações estão realmente apresentando resultados.

Em um mundo em que a presença digital é cada vez mais importante, sai na frente quem consegue utilizar as ferramentas disponíveis a favor de seu negócio, seja ele on ou offline.

Entendeu como as ferramentas de marketing digital podem auxiliar no sucesso das vendas em sua loja física? Conte pra nós nos comentários se você usa alguma delas no seu negócio!