18/12/2017 A importância do Omnichannel para o mercado imobiliário

A importância do Omnichannel para o mercado imobiliário

Você já ouviu falar em omnichannel e no quanto essa estratégia tem se tornado relevante para as empresas? Em termos gerais, essa tendência do mercado é uma solução inovadora que visa melhorar a comunicação com o cliente.

Não há dúvidas de que os canais de comunicação se diversificaram: aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, mídias sociais etc. Isso gerou no público consumidor uma demanda por melhores experiências de compra e menos barreiras entre online e offline.

Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra como o omnichannel pode ajudar a otimizar a comunicação do seu negócio no mercado imobiliário!

O que é omnichannel?

Omnichannel significa estar presente em todos os canais de forma interligada. É importante entender esse conceito para não confundi-lo com multichannel ou crosschannel. Todas essas estratégias envolvem presença em vários canais, mas existem diferenças fundamentais.

Multichannel

É quando a empresa oferece vários canais para atendimento e compra. Esses canais, no entanto, não se comunicam entre si. Por exemplo, se uma venda é realizada no site, o vendedor da loja física não tem conhecimento dela e, caso o cliente tenha algum problema, terá que solicitar suporte pelo canal no qual a compra foi efetuada. Ou seja, os canais não se complementam, nem trocam informações. Eles competem um com o outro.

Crosschannel

Nesta estratégia, os canais não competem, mas se cruzam e se complementam. É quando alguém faz um pedido no site e tem a opção de retirá-lo na loja, por exemplo. No entanto, eles não são totalmente interligados.

Omnichannel

No omnichannel, o foco é totalmente voltado para a experiência do cliente e todos os canais da empresa então conectados. Aqui, o objetivo é que as barreiras entre online e offline não existam aos olhos do consumidor e ele entenda que a empresa é uma só em todos os canais.

Quando ela utiliza o omnichannel, não importa se o cliente está na loja física. Ele consegue encontrar o produto desejado pelo aplicativo e falar para o vendedor que prefere receber o pedido em casa, por exemplo. Além disso, a comunicação é muito mais eficiente, uma vez que não é preciso repetir o problema. O cliente pode desligar o telefone e preferir continuar o atendimento de onde parou pelo WhatsApp, por exemplo.

Por que implantar o omnichannel na sua imobiliária?

Visão única e completa do cliente

Cada cliente é único e as empresas precisam se adaptar a diferentes tipos de comportamento. O omnichannel permite que você conheça detalhes importantes como o número de vezes que ele entrou em contato, seus imóveis favoritos etc.

Não faz sentido oferecer o mesmo atendimento para alguém que está interessado em comprar um imóvel e para quem quer alugar, por exemplo. Embora os dois mereçam o melhor tratamento, são demandas diferentes.

Suporte de qualidade em vários canais

Um software de atendimento omnichannel tem suporte para múltiplos canais. Isso quer dizer que o cliente pode escolher se prefere falar por telefone, mensagem de texto, e-mail ou, mesmo, pelas redes sociais. Você proporciona mais comodidade para ele, que já não tem tempo para ficar ao telefone, e não perde a qualidade na hora de resolver problemas ou tirar dúvidas.

Cruzamento de dados e relatórios completos

O software de atendimento integrado pode ajudar sua imobiliária a coletar e cruzar dados oriundos de todos os canais, mostrando padrões de comportamento e ajudando sua empresa a criar estratégias mais eficazes e personalizadas. Ademais, você também pode analisar os relatórios com detalhes sobre cada atendimento, entendendo melhor os hábitos do seu consumidor.

Fácil monitoramento de redes sociais

As redes sociais são outra excelente ferramenta para analisar o comportamento dos clientes e avaliar como eles se sentem em relação à sua empresa. Quem utiliza uma plataforma omnichannel consegue contabilizar, nos relatórios, todas as menções feitas à marca de forma automatizada.

A resposta também é mais rápida e eficiente, na medida em que é possível saber quem é esse cliente, se ele está na sua base, se já comprou ou alugou com você etc.

Então, o que você achou da estratégia omnichannel? Parece um bom caminho para conquistar mais clientes? Aproveite que está por aqui e leia também este artigo sobre como implementar o marketing digital na sua empresa!

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