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O processo de compra mudou! Aquelas vendas forçadas, feitas por vendedores invasivos não têm mais espaço. Agora, as compras são consultivas. O consumidor busca informações e, depois que tira todas as dúvidas, entra em contato com a empresa para fechar o pedido. Então, é preciso acompanhar essa tendência se você quer ter sucesso.

Por isso, neste artigo mostraremos o que é de fato o Inbound Marketing e as principais razões em se investir nele. Confira!

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o processo em que os consumidores se baseiam em diversas informações para tomar uma decisão de compra. Esse percurso é chamado de jornada de compra, que é dividida em etapas.

A primeira etapa é a de atração. As empresas investem em ações para atrair as pessoas para o site, redes sociais, blog ou outro domínio.

O segundo estágio da jornada é a de conversão, em que a empresa deve buscar os dados de contato dos visitantes, tornando-os leads. Com as informações, pode-se tomar ações mais eficientes, direcionadas para a necessidade de cada um.

Depois da conversão vem a fase de fechamento da compra. Esse é o momento em que o lucro é gerado. Aquele mero desconhecido se tornou um visitante, lead e agora é um cliente.

A última etapa é o encantamento. Não pense que no fechamento da compra o seu trabalho deve acabar. Você deve ir além e superar as expectativas dos consumidores para transformá-los em verdadeiros fãs da marca.

Em cada estágio, os contatos precisam de informações diferentes, fornecidas pela empresa por meio de conteúdos relevantes divulgados nos diferentes canais de comunicação.

Quais as principais razões para investir nesse processo?

1. Reduz o custo de aquisição de clientes

Cada empresa traça um plano estratégico para atrair novos consumidores, com diferentes ações. Cada uma dessas representa investimento. Então, é preciso monitorar o valor necessário para se converter os clientes em cada estratégia.

Esse custo de aquisição, ou CAC como é avaliado, deve ser sempre acompanhado e trabalhado para a otimização. Com o Inbound Marketing, esse custo é reduzido. O cliente buscará a empresa quando ele estiver pronto para a compra, sempre analisando os conteúdos fornecidos.

2. Diminui o tempo até o fechamento do pedido

O processo de reconhecimento de um problema até o fechamento do pedido é mais curto no Inbound. Todos os conteúdos devem estar à disposição dos clientes para que eles percorram a jornada, chegando ao fim dela com suas necessidades atendidas.

3. Aumenta o engajamento do cliente com a marca

Investindo no compartilhamento de informações, sua marca gera um reconhecimento maior com o público, que cria um bom engajamento.

Além das pessoas comprarem na empresa, elas passam a indicá-la para futuros consumidores, aumentando as vendas.

4. Promove uma melhor experiência aos consumidores

Por fim, o Inbound Marketing coloca o foco de todo o trabalho no cliente, em atender as suas necessidades. Com isso, toda a experiência com a marca é melhorada e ela passa a ser uma referência no mercado.

Com uma melhor experiência, seus clientes serão fãs e, até mesmo, defensores da marca, fazendo negócios recorrentes.

Portanto, como vimos em nosso artigo, investir no Inbound Marketing é uma excelente estratégia e deve ser adotada. Os resultados podem ser surpreendentes, aumentando o conhecimento da marca, ajudando na conquista de uma posição de referência no mercado e gerando maior lucratividade.

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