07/01/2019 Nota fiscal eletrônica: 5 dicas para escolher o emissor ideal

Nota fiscal eletrônica: 5 dicas para escolher o emissor ideal

Em processos de compra e venda de produtos e serviços, o documento do emissor de Nota Fiscal Eletrônica é a NF-e. Trata-se de uma ferramenta digital que simplifica e agiliza as transações comerciais.

Escolher um emissor ideal é uma etapa que deve ser muito bem avaliada, afinal, a gestão, o controle e o faturamento do negócio necessitam justamente da emissão de notas fiscais.

Quer saber como selecionar um programa emissor de nota fiscal eletrônica que melhor se adéque à sua empresa? Então confira as dicas abaixo:

1. Utilize um sistema automatizado

Não existe nada pior do que executar tarefas de rotina de forma manual. Em plena era digital, o intuito é que você e sua equipe consumam menos tempo realizando tarefas de pouca importância.

Diante disso, escolha um emissor que possa garantir que você não tenha que conferir ou digitar nota por nota. Além disso, tudo deve ser automatizado e, principalmente, integrado aos demais sistemas e setores da empresa.

2. Verifique se a solução é adequada para a sua região

Cada estado do nosso país tem suas distinções quanto à legislação fiscal. Ou seja, o valor dos impostos e suas aplicações são diferentes. Logo, verifique se o emissor de nota fiscal eletrônica se comunica de forma automática com o sistema da Sefaz do seu estado.

Isso faz com que a gestão fiscal seja mais ágil e efetiva. Além do mais, haverá praticidade nos cancelamentos, que podem ser feitos diariamente.

3. Considere o armazenamento na nuvem

Além de emitir notas, também é necessário disponibilizá-las e armazená-las em formato aberto (XML) na nuvem. Isso é extremamente necessário, pois os órgãos fiscais exigem que as cópias dos documentos sejam guardadas por, pelo menos, 5 anos após sua emissão.

Além disso, as ferramentas integradas ao sistema de nuvem concedem mais rapidez às emissões fiscais, fazem a apuração automática de tributos e são mais seguras, uma vez que protegem seus registros de vazamentos e invasões cibernéticas, graças à criptografia de dados.

4. Procure um software responsivo

Um programa instalado em um único hardware é uma alternativa muito limitada, pois só será acessível por meio daquela máquina.

Hoje em dia, tudo acontece muito rápido e nem sempre o proprietário (ou gestor) está dentro da empresa quando surge a necessidade de acessar alguns documentos fiscais. Por isso, é fundamental que você escolha soluções responsivas. Assim, seu empreendimento terá toda a mobilidade necessária para acessar dados em qualquer hora e lugar.

5. Conte com uma ferramenta que ofereça um bom suporte

Contratar uma solução com um suporte especializado é indispensável. Isso vale principalmente para os casos em que alguma falha ocorra e você seja obrigado a interromper os processos da sua empresa, o que não seria nada bom para os negócios.

Portanto, se você deseja melhorar sua performance no que diz respeito à emissão de NF-e, o ideal é investir em um sistema que garanta um suporte rápido, especializado e disponível 24 horas por dia. Afinal, tempo é dinheiro.

E então, o que achou das nossas dicas de como escolher um emissor de nota fiscal eletrônica? Agora, basta colocá-las em prática para que você possa tomar a melhor decisão. Assim, certamente fará uma gestão financeira mais precisa e, ao mesmo tempo, obterá a satisfação de todos os envolvidos na operação (funcionários e clientes).

Gostou deste conteúdo? Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco para conhecer nossas soluções de gestão empresarial. Nós, da Nexun, temos um catálogo variado de ferramentas digitais que podem facilitar sua rotina. Venha conferir!

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *