15/11/2016 Prospecção de clientes em tempos de crise: como o marketing digital pode te ajudar

Prospecção de clientes em tempos de crise: como o marketing digital pode te ajudar

Antigamente, as principais técnicas para conquistar novos clientes incluíam visitas físicas e o famoso “porta a porta”. Depois, vieram as operações por telemarketing, realizadas por meio de ligações. Mas os tempos mudaram e hoje o marketing digital pode facilitar — e muito — esse processo.

Neste artigo você saberá como ele pode auxiliar na prospecção de clientes para o seu negócio, mesmo em tempos de crise.

Qual a importância do marketing digital em tempos de crise?

As complicações econômicas vêm de tempos em tempos e não há como evitá-las. Porém, é possível encontrar alternativas que miniminizem os efeitos da crise financeira.

Nesse contexto, o marketing digital revela-se um forte aliado dos empreendedores. Trata-se de um conjunto de estratégias relativamente mais barato, com o poder massivo de alcance de usuários e que pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

A era da internet definitivamente potencializou os métodos de prospecção de clientes, automatizando processos e abrindo um grande leque de possibilidades para atrair a audiência online.

Mas, afinal, como o marketing digital pode ajudar o meu negócio na prospecção de clientes?

Existem diversos recursos disponíveis na web para chamar a atenção dos consumidores e conseguir novos negócios. Abaixo, você confere algumas dicas exclusivas para otimizar o processo:

Defina a sua persona

A definição de persona consiste em descrever o seu cliente ideal. Diferentemente do conceito de público-alvo, ele é específico e servirá para traçar as diretrizes das suas ações de marketing digital.

Deve-se delimitar exatamente a pessoa com quem a sua empresa vai dialogar, assim como seus hábitos, costumes e metas. Por exemplo:

João, 32 anos, médio empreendedor. Trabalha em horário comercial e pretende expandir seus negócios por meio das estratégias digitais. Apesar disso, é iniciante no ramo. Não usa redes sociais com regularidade, apesar de ter bastante afinidade com plataformas de e-mail.

Ao fazer isso, você estará preparado para configurar as suas ações, táticas e estratégias direcionadas à sua audiência, facilitando os processos para sua equipe.

Crie uma identidade visual atraente

A identidade visual diz muito sobre o seu negócio. Por isso, ela deve ser elaborada de maneira a cativar a sua persona e, assim, ser padronizada dentro do seu ambiente digital.

Ela deve ser utilizada no seu site, suas mensagens de e-mail marketing, redes sociais e qualquer outro material criado para dialogar com a sua audiência.

Foque na experiência do usuário

Na era da internet, é muito importante se adaptar às exigências do consumidor. Portanto, um layout agradável, navegação, velocidade de carregamento de páginas, entre outros elementos que compõem os seu ambiente digital devem trazer uma boa experiência ao usuário.

Ah, e não se esqueça de investir em design responsivo, ou seja, que se adapte a todas as telas. Afinal, os dispositivos móveis hoje em dia fazem parte do cotidiano do usuário.

Crie conteúdo exclusivo

O marketing de conteúdo é um ótimo caminho para prospecção de clientes, principalmente se você utiliza o funil de vendas. Certamente, o seu negócio é especialista no produto ou serviço vendido. Portanto, pense nos problemas que afetam a sua persona e crie conteúdo de qualidade para atraí-los e engajá-los com a sua marca.

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