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Qual empreendedor não quer conquistar mais clientes, utilizar de forma inteligente e otimizada as estratégias de marketing e, com isso, aumentar os lucros? Todos esses objetivos são possíveis, mas é preciso muito planejamento e trabalho. Nesse sentido, é necessário saber como qualificar leads.

Esse processo pode gerar mais vendas e otimizar os recursos da empresa. Por isso, criamos este conteúdo com as principais informações que você precisa saber para aplicar agora mesmo no seu negócio. Confira!

Como qualificar leads?

A qualificação de leads consiste em alimentar potenciais clientes com conteúdos relevantes, de forma com que eles se aproximem da decisão de compra.

Essa estratégia é feita principalmente com o marketing de conteúdo. Os leads são segmentados de acordo com o seu conhecimento e necessidade e, a partir disso, são encaminhados os conteúdos mais relevantes para ele, no momento certo.

Qualificar leads é interessante não só por gerar mais vendas, mas fazendo isso de forma otimizada você pode investir na automatização do processo de vendas. Os leads mais qualificados serão enviados para a equipe comercial, para um contato mais próximo do fechamento da compra. Isso reduz os esforços dos vendedores e diminui e tempo necessário até a conclusão do pedido.

Como fazer a abordagem dos potenciais clientes?

Para qualificar leads, o primeiro passo é converter as oportunidades em clientes em potencial. Para isso, diversas estratégias são criadas.

O funil de vendas é um modelo que deve ser conhecido para que a qualificação seja eficiente. No topo do funil estão os visitantes do site ou outro domínio da empresa. Eles ainda estão reconhecendo um problema e precisam ser nutridos com conteúdos mais generalistas, sem termos técnicos.

No meio do funil estão aqueles leads que já têm um certo conhecimento sobre o problema e buscam as soluções. Os conteúdos podem ser mais demonstrativos nesse momento.

Já o fundo do funil recebe os leads mais qualificados, aqueles que estão próximos da decisão de compra. Eles precisam de conteúdos específicos, mostrando que aquela marca é a ideal para concretizarem os pedidos.

No entanto, para que uma pessoa seja colocada no fluxo de nutrição, ela precisa ter seus dados de contato conhecidos, tais como o nome e e-mail. Por isso, estratégias de conversão são criadas, como landing page, que são páginas de conversão que oferecem algo em troca pelas informações; cadastro de newsletter e outras ações.

Para fazer uma boa abordagem, é importante conhecer em qual estágio o lead está e a informação que ele precisa no momento. Observe os principais canais de comunicação que podem gerar esses leads.

Como trabalhar os leads?

Para qualificar leads e gerar vendas é preciso criar um planejamento do trabalho. Deve haver um mapeamento das informações e acompanhamento das oportunidades.

Verifique como é o fluxo de nutrição, se as necessidades estão sendo realmente atendidas e como é o comportamento do público.

Lembre-se de identificar as características do seu público-alvo para que toda a sua estratégia seja realmente eficiente.

Portanto, como vimos em nosso artigo, qualificar leads é uma estratégia fundamental em qualquer empresa. Essa ação pode aumentar bastante as vendas e otimizar os recursos, agindo em todos os processos.

Uma das ferramentas mais importantes para qualificar leads é o e-mail marketing. Então, confira agora o manual completo dessa estratégia!

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